Bento XVI pede rigor na escolha e formação de sacerdotes

CIDADE DO VATICANO – O Papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira que os seminários selecionem com atenção os candidatos ao sacerdócio e sejam rigorosos na formação de sacerdotes, embora tenha reconhecido que a Igreja passa por uma crise de vocações. Durante uma reunião plenária com a Pontifícia Comissão para a América Latina, Bento XVI sugeriu aos membros da organização confiarem “mais no Espírito Santo do que nas estratégias ou cálculos humanos” para encontrar pessoas com vocação.

– A necessidade de sacerdotes para enfrentar os desafios do mundo de hoje não deve levar ao abandono de um atento discernimento dos candidatos, nem ignorar a seleção necessária, e também rigorosa, porque o processo de formação deles ajuda na concepção de sacerdotes exemplares – explicou. – Hoje, mais do que nunca, os seminaristas aspiram o sacerdócio movidos apenas pela vontade de serem autênticos discípulos e missionários de Jesus Cristo.

O Pontífice também recomendou atenção especial à formação dos docentes dos seminários, “que devem distinguir as suas capacidades acadêmicas do seu espírito sacerdotal e da sua fé na Igreja, para ensinar aos jovens o que o povo de Deus precisa e o que é esperado dos pastores”.

No encontro com a Comissão, o Pontífice recordou que a organização foi criada em 1958 pelo papa Pio XX com o objetivo de intensificar as ações da Igreja Católica na América do Sul. As informações são da Ansa

Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s