Como foi o I Encontro Sacerdotal em Guaranhuns, PE

Artigo publicado no jornal “A Folha da Manhã”, Campos, no dia 23 de junho de 2010, quarta-feira.

Realizou-se na cidade de Garanhuns, PE, nos dias 17, 18 e 19 de junho passado, o I Encontro Sacerdotal sobre o Motu proprio Summorum Pontificum de S.S. o Papa Bento XVI, “um grande dom espiritual e litúrgico para toda a Igreja”, patrocinado pela Diocese de Garanhuns e pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, com o apoio e o incentivo da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, expresso em carta de S. Emcia. o Cardeal William Levada (cf. site www.diocesegaranhuns.org).
 
O objetivo do Encontro foi reunir sacerdotes, oriundos de diversas partes do nosso País, cada qual com a devida permissão do seu Bispo ou Superior, – sacerdotes que já celebram a Missa na forma antiga do Rito Romano em muitas paróquias para diversos grupos – estudando melhor essa forma litúrgica e dando a correta orientação da Igreja, expressa nesse Motu Proprio do Papa, que libera o uso da Missa no rito antigo para toda a Igreja.
 
Este nosso Encontro, que foi previamente comunicado à CNBB e à Nunciatura Apostólica no Brasil, foi realizado, portanto, dentro do mais autêntico espírito de comunhão eclesial.
 
Na carta a nós dirigida, assim se expressa o Cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei: “Gostaria de expressar o meu apreço pela iniciativa e formular votos de que a nobre empresa tenha êxito positivo, a fim de promover a aplicação do mencionado documento pontifício, segundo a intenção do Santo Padre, e suscite uma ação pastoral sempre mais adequada às necessidades dos fieis, de maneira que se possa chegar, em tempo oportuno, a um enriquecimento recíproco e legítimo das duas formas do Rito Romano”.
 
As conferências do Encontro foram feitas por Dom Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns, e Pe. José Edilson de Lima, padre da Administração Apostólica e juiz auditor do Tribunal Eclesiástico do Rio de Janeiro, sobre os aspectos jurídicos do Motu Próprio, a minha palestra foi sobre os aspectos teológicos e o pensamento litúrgico do Papa Bento XVI e a do Pe. Claudiomar Silva Souza, também da nossa Administração, sobre a História do Rito Romano.
 
No Encontro, eu lancei meu livro “Considerações sobre as formas do Rito Romano da Santa Missa”, que já está à venda em nossas livrarias e Igrejas.
 
Fazendo parte do evento, celebrei Missa Solene Pontifical, no assim chamado rito de São Pio V, na Catedral de Garanhuns, cantada pelo coral dos monges beneditinos da cidade.
 

No encerramento e ainda sob a influência da graça do Ano Sacerdotal, os participantes, 3 Bispos, 21 sacerdotes, 1 diácono e dois seminaristas, em carta ao Papa Bento XVI, expressaram sua profunda gratidão pelo ministério petrino de Sua Santidade, sua sincera solidariedade, união e plena comunhão, bem como o leal desejo de colaborar com o Sucessor de Pedro e Vigário de Jesus Cristo na aplicação da Carta Apostólica Summorum Pontificum, colocando todo o seu empenho na construção da “Paz litúrgica”, tão desejada pelo Papa.

  

Dom Fernando Arêas Rifan
Bisbo Titular de Cedamusa
Administrador Apostólico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s