A Tradição no mundo (IV)

Em agosto de 1970, um jovem beneditino, o padre Gerard Calvet, deixou a Abadia de Tournay de Notre-Dame com o consentimento de seu abade, instalando-se em Bédoin, uma pequena aldeia no Vaucluse. Ele queria viver a Regra de São Bento na fidelidade à tradição litúrgica romana. Ele foi acompanhado por alguns jovens que querem viver a vida beneditina nestes moldes.Em 1974, aproxima-se do movimento do Arcebispo Marcel Lefebvre, de fato as relações com Tournay foram rompidas. Em 1978, dado ao crescimento da jovem comunidade, um sítio de trinta hectares foi adquirido entre Mont Ventoux e Dentelles, na cidade de Barroux. Assim começou a construção de uma abadia em estilo românico, com técnicas modernas.

Em 3 de outubro de 1984, o indulto  Quattuor abhinc Annos foi editado pelo Papa João Paulo II, mas o mosteiro ficou ainda com a FSSPX. No entanto, 1987, Dom Gerard Clavet começou as negociações com o Vaticano para o pleno reconhecimento do mosteiro. Em 21 de junho de 1988, Dom Gerard Calvet, sabendo das futuras ordenações de bispos que o Arcebispo Lefebvre faria sem mandato potifício, decidiu romper com a FSSPX. Em 25 de julho de 1988, o mosteiro foi aprovado pelo Vaticano oficialmente. E através do Motu Proprio Ecclesia DEI, Roma concedeu ao mosteiro um estatuto canônico, e Dom Dammertz, abade primaz dos beneditinos veio a promulgar o decreto de ereção do mosteiro em Junho de 1989. Em outubro do mesmo ano, o trabalho da Igreja da Abadia foi concluído e foi consagrada pelo Cardeal Edouard Gagnon.

Em 2002, enquanto os monges são cerca de 70, alguns deles formaram o novo mosteiro de Saint-Pierre-de-Clairac em Lot-et-Garonne: o Mosteiro de Sainte-Marie de La Garde.
Como pertence à tradição beneditina, estes mosteiros estão abertos, exceto em Janeiro, para retiros.
Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s