A castidade

Venerunt autem mihi omnia bona pariter cum illa” (Sab. 7, 11). Todos os bens me vieram juntamente com ela.

A castidade é uma virtude sumamente necessária e grande, agélica, a que servem de cora todas as outras virtudes. “Erunt sicut Angeli Dei”. Quem possui este inestimável tesouro torna-se semelhantes aos anjos de Deus.

A castidade é uma cândida pérola cobiçada pelo inimigo das almas, porque ele sabe que conseguindo roubá-la, o negócio de nossa santificação pode arruinar-se, e perder-se toda virtude. A luz converte-se em trevas, o anjo do céu em demônio. “Corpus enim quod corrumptor, aggravat animam” (Sab. 9, 15), o corpo é o opressor da alma, por isso refreai os sentidos do corpo. São Paulo domava seu corpo, apesar das fadigas, dos severos castigos. “Castigo corpus meum et in servitutem redigo” ( 1Cor 9, 27).

Também temíveis para a castidade são os lugares, as pessoas e as coisas dos séculos. “Ubs fortitudinis Sion, ponetur in ea murus et antemurale” (Is 26, 1); As grandes muralhas, os quais deve nos resguardar das insídias conta a castidade, são os mandamentos de Deus e da sua igreja.

O demônio lança mão de todas as artimanhas e enganos para nos arrastar a violá-los. Mas para induzir, nos trata primeiro de derrubar pelas coisas pequeninas, e em seguida as de maior importância, e depois disso é facílimo levar-nos à infração da lei do Senhor, verificando-se quanto nos diz o Espírito Santo: “Qui aperuit modica, paullatim decidet” (Sir. 19, 1).

Portanto sejamos fiéis até nas pequenas coisas, se quisermos ser fiéis nas grandes. Apliquemo-nos com especial diligência à observância exata das práticas de piedade.
Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s