Dia 6 de dezembro – Festa de São Nicolau

via NLM

São Nicolau, arcebispo de Mira foi transformado em nossa cultura secular moderna de Papai Noel – o homem de terno vermelho que traz presentes no Natal a todos aqueles que são bons. É interessante – e dizendo – considerar pelo qual a Igreja o lembra. Sim, é dito que ele perfurou Arias no nariz por ter negado a divindade de Jesus. Mas a maioria das histórias que nos chegam  são-dele vivendo uma vida cristã – como fornecer um dote à três jovens para que elas pudessem se casar e evitar a escravidão (os três sacos de ouro que ele atirou através de suas janelas pousou em suas meias, e por isso hoje nós penduramos nossos meias na chaminé). Todas as histórias sobre o arcebispo Nicolau que chegam até nós através da história são sobre o amor pela as pessoas – especialmente pelos pobres. São Nicolau era bom. Tão bom que a sua bondade brilha através da história – e se irradia até mesmo no homem de terno vermelho. Bondade só pode ser encontrada em quem habita intimamente com o Senhor – pois Ele é o único bom. (Mt 19: 17).

O Santo Padre,O fruto de vossas boas obras ilumina e encanta os corações dos fiéis.Quem não pode pensar em sua imensurável paciência e humildade?Em seu cuidado amoroso para com os pobres?Na sua compaixão para com os aflitos?Ó São Nicolau,Vós tem divinamente ensinado todas as coisas boas,Agora, vestindo a coroa imperecível,Interceda por nossas almas.– Vésperas de São Nicolau.

A justiça de seus atos têm se revelado ao seu rebanhoComo regra de fé, um modelo de humildade, e um professor de abstinência.Por causa da sua humildade, o céu se abriu para ti.Por causa de sua pobreza, riqueza foram concedidas a ti.O pai e arcebispo Nicolau,Ore para Cristo Deus pela salvação das nossas almas.– Tropário de São Nicolau

*****
Sinterklaas

Hoje é a Festa de São Nicolau, é assim tanto no calendário romano antigo e novo, bem como no calendário bizantino – São Nicolau o Taumaturgo como ele é chamado no Oriente bizantino.

No parte Central e Norte da Europa, particularmente Holanda, onde é conhecido como “Sinterklaas” (ou seja, São Nicolau), esta festa é marcada por vários costumes tanto na véspera como também no dia de São Nicolau. Neste dia, a figura de “Sinterklaas”, em muitos desses países ainda está vestido como um bispo:



De Pe. Manual Francis X. Weiser no livro festas cristãs e costumes:

Em muitas partes da Europa, as crianças ainda recebem a sua “visita” às vésperas de sua festa. Personificado por um homem que usava uma longa barba branca, vestido com os paramentos de bispo, com mitra e báculo, aparece nas casas como um mensageiro celestial. Vindo no início do Advento, ele aconselha os filhos a prepararem seu coração para um Natal abençoado e santo. Ele examina-los em suas orações. Após exortando-os a ser bom, ele distribui frutas e doces e vai embora gentilmente … (P. 340)

Quanto ao próprio São Nicolau, a Enciclopédia Católica diz sobre ele:

Bispo de Mira, na Lícia, morreu 06 de dezembro, 345 ou 352. Embora ele é um dos santos mais populares na Grécia, bem como na Igreja latina, não há quase nada historicamente sobre ele, exceto que ele foi bispo de Mira no século IV.

Alguns dos principais pontos de sua legenda são as seguintes: Ele nasceu em Parara, uma cidade de Lycia, na Ásia Menor, em sua juventude, ele fez uma peregrinação ao Egito e à Palestina, logo após seu retorno, ele se tornou bispo de Myra, foi aprisionado durante a perseguição de Diocleciano, foi libertado após a adesão de Constantino …

As relíquias de São Nicolau estão em Bari, Itália, na Basílica de San Nicola.

Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s