O Natal Ortodoxo

Por Junior (Marcos Ioannis)


  O Natal, ou Festa da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, é uma das 12 grandes festas no Cristianismo Ortodoxo, comemorando e celebrando o nascimento de Nosso Senhor e Salvador.

  Nesta semana, pós dia 25 de dezembro, muitos no ocidente já comemoraram e celebraram o Natal, porém, os cristãos ortodoxos ainda esperam a data, já que o Natal é celebrado dia 7 de Janeiro, conforme o calendário Juliano.

  Antecedendo o Natal, os fiéis fazem um jejum de 40 dias, não tanto em penitência quanto o da Páscoa, mas de preparação, abstendo-se de carnes, lacticínios e bebidas alcoólicas, uma forma de renovar nossa fé e preparar-se para a chegada do Salvador.

  Nesse tempo os fiéis ortodoxos costumam se saudar da seguinte maneira, dizendo uns para os outros: “Cristo Nasceu!”, e o outro responde: “Glorificai-o!”. Não existe o costume em países Ortodoxos de se dizer “Feliz Natal” ou “Feliz Páscoa”, mas sim, lembrar da essência da data com essa saudação.


  A Liturgia na Igreja é celebrada com grande alegria e festividade, com diversos cantos e hinos que lembram o Nascimento do Salvador, um trecho muito bonito do Tropário da Natividade lembra que Cristo veio dar sentido novo a todas as coisas:

“Teu Nascimento, ó Cristo, nosso Deus
Fez brilhar ao mundo a luz da sabedoria
Nele, aqueles que adoravam os astros
Foram atraídos por uma estrela para Te adorar,
Ó Sol da Verdade, e conhecer-Te como o Oriente vindo do alto
Ó Senhor, glória a Ti!”

  Diferentemente do Ocidente, a Páscoa ainda ocupa o lugar mais elevado das festividades religiosas e públicas entre os cristãos ortodoxos, e o Natal, a segunda festa mais importante.


Cristo Nasceu, Glorificai-o!
  
Uma cantata de Natal Ortodoxo em árabe: 

Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s