Mais sobre o Doutorado Internacional com o Professor Ricardo da Costa

Como já havíamos anunciado aqui no blog, o programa de doutorado internacional da Universidade d’Alacant (UA), sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo da Costa está a cada dia mais próximo! Segue a carta do professor:

Caro,
Boa noite.
A você, que demonstrou interesse em cursar o Programa de Doctorado Internacional “Transferencias Interculturales e Históricas en la Europa Medieval Mediterránea” da Universitat d’Alacant (UA), sob minha orientação.
Estou organizando para o ano que vem um curso em forma de conferências online (via Internet) com cerca de 20 professores da Espanha, Portugal, Argentina e Brasil. O objetivo é, em seu caso, habituá-lo ao contato direto com os colegas europeus, além do conteúdo que terá relação direta com o doutorado da UA.
Como há praticamente um ano antes do doutorado abrir, além de participar desse curso que eu organizarei (e depois darei informações), sugiro que você:
1) Atualize seu Currículo Lattes (especialmente na seção “artigos publicados”);
2) Disponibilize online seus trabalhos. Eles serão avaliados quando de seu ingresso no doutorado – caso o pedido seja aceito pela Comissão de Avaliação da UA;
3) Comece desde já a entrar em contato com a História da Coroa de Aragão. Caso não conheça, comece do zero. Os verbetes da Wikipedia são um bom começo (especialmente os em espanhol e catalão. Leia e compare);
4) Leia os clássicos literários catalãs que eu já traduzi para a nossa língua (desde o “Livro das Maravilhas” de Ramon Llull – além das outras obras literárias dele – até “Curial e Guelfa” e o “Livro dos Feitos” do rei Jaime I de Aragão). Sugiro que adquira a edição de “Curial e Guelfa” junto ao Prof.Vicent Martines (o e-mail dele segue abaixo);
5) Leia os artigos sobre essas obras que eu escrevi – todos estão disponíveis em meu site. Como uma das exigências é ter como fonte primária uma obra da literatura catalã, o objetivo de sua leitura é que, até novembro (ou melhor, antes disso), você tenha escolhido uma fonte e um tema nela contido.
6) Estude espanhol e catalão. Sugestão: comece a traduzir textos escritos nessas duas línguas. Há dois excelentes dicionários online:
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. DICCIONARIO DE LA LENGUA ESPAÑOLA – Vigésima segunda edición:http://lema.rae.es/drae
e
Diccionari-català-valencià-balear:http://dcvb.iecat.net/
São essas ferramentas que eu uso em meu trabalho.
Tão logo os valores de matrícula estejam disponíveis, eu repassarei a informação.
Qualquer dúvida de natureza institucional, consulte o diretor, Prof. Dr. Vicent Martines. E-mail: martines@ua.es
Também visite o site de IVITRA, e tomem ciência da natureza do trabalho por eles desenvolvido. Site:http://www.ivitra.ua.es/
Você tem um ano. Mais do que tempo para se organizar e se preparar.
Abraço e tudo de bom.
Ricardo da Costa
www.ricardocosta.com

Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s