Manifestação contra-revolucionária na França

NDR | A VIDA SACERDOTAL
Tradução Joyce Lopes
Na Varsóvia também, houve manifestacao pela família e pela vida
A “caminhada pela família e pela vida” aconteceram como cada ultimo domingo de maio, há 6 anos em mais de 100 cidades polonesas.
A manifestação por Todos esteve presente na caminhada organizada a Varsóvia. Um jornalista católico muito conhecido pelo seus textos e filmes de viagem, Wojciech Cejrowski, segurava uma placa com a frase “Stop Aborcji”(pare com o aborto).
Eu quis tirar uma foto para mostrar aos meus compatriotas que na Polônia se manifesta pela família e pelo direito a vida desde a sua concepção, surpreso ele me perguntou se podíamos defender a família sem se opor ao aborto.
“Infelizmente” eu disse, “para a maioria dos meus compatriotas que estão na manifestação hoje em Paris, receio que seja esse o caso”.
Outros jornalistas conhecidos na Polônia estiveram presentes para defender a família e se opor ao aborto, como esse jornalista esportivo Przemysław Babiarz, que caminhava ao lado de um homem com a mesmo cartaz escrito « Stop Aborcji ». Quantos jornalistas famosos na Franca teriam a lucidez e a coragem de fazer o mesmo?
Uma declaração foi lida durante a caminhada onde os manifestantes poloneses expressaram sua solidariedade com o povo Francês que se manifestava ao mesmo tempo em Paris e em outras cidades francesas, contra a lei Taubira. Os franceses tinham representantes em Varsóvia de organizações pela defesa da família e das crianças da Holanda, Estônia e do Brasil.
Esse brasileiro que eu interroguei sobre o “casamento” entre homossexuais recentemente legalizado no Brasil me confirmou que a redefinição do casamento não tinha sido votada pelo parlamento brasileiro mas imposto por uma decisão da justiça. «O congresso brasileiro não ousaria nunca votar a favor dessa lei, porque o 80 ou 90% dos brasileiros são contra », me disse ele. « então?», eu retruquei, « o Brasil não é uma democracia ». O brasileiro : «Não o Brasil não é mais uma democracia, porque são os juízes não eleitos que fazem a lei.» Eu o consolei dizendo que na Europa e a mesma coisa com as decisões politicas da corte europeia do direito do homem em Strasbourg.

Em Paris, a manifestação foi também a ocasião de coletar assinaturas para a iniciativa do cidadão europeu « Um de Nos » onde o objetivo e de obrigar o parlamento euopeu a debater uma proibição dos financiamentos europeus em favor das pesquisas em embriões (veja o artigo «Manif Pour Tous» et «Un de Nous» : un double-appel à la mobilisation publicado ontem no Nouvelles de France).
A caminhada pela vida e pela família de Varsóvia reuniu uma boa dezena de milhares de pessoas. Mesmo que o acesso ao aborto já e um dos mais restritos na Europa e que as tentativas du governo de Donald Tusk e de sua oposição esquerdista tentam introduzir uma especie de PaCS no estilo polonês eles ate agora fracassaram gracas a mobilização dos defensores da família.
Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s