Papa Francisco: “Foi o primeiro grande genocídio do século XX”.

As palavras de Francisco evocam o extermínio de dois milhões de cristãos por mãos turcas, entre 1915 e 1923, gerando uma das maiores diásporas do século XX. Embora a Turquia insista em negar o fato, a Santa Sé tradicionalmente tem reconhecido este episódio negro da história.

O Papa Francisco reconhece o genocídio dos Armênios

Por Osservatore Vaticano | Tradução: Fratres in Unum.com – « Foi o primeiro grande genocídio do século XX », declarou o Papa Francisco a uma descendente de sobreviventes dos Armênios que fazia parte de uma delegação da Igreja Católica Armênia conduzida por seu patriarca, Sua Beatitude Nerses Bedros XIX Tarmouni, recebida no Vaticano no último dia 4 de junho. Ouve-se a frase do Soberano Pontífice aos 38 segundos do vídeo sobre o acontecimento, disponibilizado por Rome Reports.
* * *
Por Hurriyet Daily News | Tradução: Fratres in Unum.com –  O Ministro das relações Exteriores da Turquia reagiu em uma declaração por escrito de 8 de junho às palavras do Papa Francisco descrevendo o assassinato em massa dos Armênios durante a 1ª Guerra Mundial como “o primeiro genocídio do século XX”, advertindo que sua postura poderia prejudicar os laços entre os dois países.
“O que se espera do Papa, sob a responsabilidade de seu ofício espiritual, é que contribua para a paz mundial, em vez de criar animosidade sobre eventos históricos”, diz a declaração. “O embaixador do Vaticano foi chamado ao Ministério do Exterior em 7 de junho de 2013 e foi informado que os comentários feitos pelo Papa Francisco são inaceitáveis”.
“Enfatizamos que o Vaticano deve evitar dar passos que poderiam ter consequências irreparáveis em nossos laços”, também afirma a declaração.
[…] Em 2006, durante eventos em Buenos Aires que marcavam o 91º aniversário das mortes, ele [Bergoglio] instou a Turquia a reconhecer “o genocídio” como o mais grave crime da Turquia Otomana contra o povo Armênio e toda a humanidade”.
Advertisements

Deixe seu comentário aqui

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s