Resposta ao leitor sobre a profecia de Leão XIII

NOTA DO EDITOR: Um leitor pediu para sanar uma dúvida ao ler a postagem A supremacia do Papa o “Dictatus Papae” e ao reconhecer minha incapacidade, pedi ao meu amigo Carlos Nougué para me ajudar.

***

Primeira pergunta

1) Eu tenho uma pergunta, ultimamente tenho rezado aquele exorcismo do papa Leão XIII, no mesmo coloca-se assim: “Ali onde está constituída a sede do beatíssimo Pedro e cátedra da verdade para iluminar os povos, ali colocaram o trono de abominações da sua impiedade, para que ferido o pastor, dispersassem as ovelhas”. O que é afinal “ferir o pastor”? É possível o papa perder a fé? É possível a Igreja Romana ensinar algo errado, ou a mesma perder a fé?

RESPOSTA. Divido-a.

a) É possível, sim, um papa perder a fé. Vide o artigo disputado meu que mando anexo.

b) A assistência infalível do Espírito Santo só se dá quando cumpridas proprie ou analogue as 4 condições vaticanas (vide o Concílio Vaticano I sobre a infalibilidade).

c) Se um papa que perdeu a fé ensina algo contrário à fé, obviamente não fala como chefe da Igreja, mas como herege.

d) A Igreja, como corpo místico de Cristo, é inerrante; logo, um papa herético, conquanto possa ter jurisdição precária, já não é de raiz membro da Igreja.

e) O exorcismo de Leão XIII se refere, se não me engano, à maçonaria infiltrada na Igreja.

 Segunda pergunta

2) Outra questão é aquela do Papa Pio XII, ainda enquanto era cardeal, [CHEGARÁ UM DIA EM QUE O MUNDO CIVILIZADO NEGARÁ O SEU DEUS, EM QUE A IGREJA DUVIDARÁ COMO PEDRO DUVIDOU. ELA SERÁ TENTADA A ACREDITAR QUE O HOMEM SE TORNOU DEUS. NAS NOSSAS IGREJAS, OS CRISTÃOS PROCURARÃO EM VÃO A LAMPARINA VERMELHA ONDE DEUS OS ESPERA. COMO MARIA MADALENA, CHORANDO PERANTE O TÚMULO VAZIO, PERGUNTARÃO: “PARA ONDE O LEVARAM?].

É possível a Igreja duvidar? Como os católicos, como os cristãos e pessoas de boa-vontade saberão onde estará a Verdade se isso foi possível?

RESPOSTA. Ainda por partes.

a) Enquanto corpo místico de Cristo, a Igreja não pode duvidar nem errar. Não é porém neste sentido que fala Pio XII.

b) Pode acontecer com os homens da Igreja dois desfalecimentos: o do fervor da fé e o da própria fé.

c) Pedro teve um desfalecimento do fervor da fé ao negar a Cristo por medo. (Vide o meu artigo.)

d) Outra coisa é perder a fé: é já não ser tentado a crer que o homem se tornou Deus: é já crê-lo. (Vide o artigo “Para confirmar o dito…”)
Abraço e fique com Deus.
Carlos
Deixe seu comentário aqui

